Esmagar os tomates pelados à mão, reservando os sucos.
Levar um tacho médio ao lume médio e adicionar o azeite. Quando estiver quente, juntar a cebola picada, temperar com uma pitada de sal e cozinhar, mexendo frequentemente, até ficarem macias e translúcidas (cerca de 4-6 minutos).
Adicionar o alho finamente picado e cozinhar por mais 2-3 minutos, até ficar dourado e aromático, mexendo sempre para evitar que queime.
Acrescentar o ramo de alecrim, a folha de louro e os flocos de malagueta e cozinhar por 30 segundos até libertarem aroma.
Juntar os tomates esmagados e metade do feijão branco. Temperar com sal a gosto e cozinhar, mexendo ocasionalmente, até que os tomates engrossem ligeiramente e adquiram uma textura aveludada (cerca de 6-8 minutos).
Enquanto os tomates cozinham, num processador de alimentos, colocar a outra metade do feijão branco, a bebida vegetal, a levedura nutricional, a raspa e o sumo de limão, a pasta de miso, o sal e pimenta preta a gosto. Triturar até obter um puré completamente liso e homogéneo. Provar e ajustar o tempero com mais sal ou sumo de limão, se necessário.
Quando os tomates estiverem prontos, adicionar a água e o puré de feijão ao tacho. Aumentar o lume para médio-alto e deixar levantar fervura.
Acrescentar a massa e cozinhar, mexendo ocasionalmente para evitar que se agarre, até ficar al dente e o molho engrossar (cerca de 12-16 minutos, dependendo do tipo de massa utilizada). A textura final do prato deve ser cremosa e ligeiramente caldosa.
Retirar o alecrim e a folha de louro. Ajustar os temperos com sal e pimenta preta a gosto.
Servir e finalizar com um fio de azeite e pimenta preta moída. Opcionalmente, polvilhar com salsa picada para um toque fresco.