Lavar bem as batatas com casca e cortá-las em rodelas com cerca de 1 dedo de espessura.
Transferir as rodelas para uma taça grande e adicionar o alho bem picado, o alecrim bem picado, os orégãos, o sal e o azeite.
Misturar tudo muito bem, garantindo que todas as batatas fiquem bem temperadas.
Colocar as batatas na Air Fryer a 180°C por cerca de 40 minutos, mexendo várias vezes ao longo do tempo até que ambas as faces fiquem douradas e crocantes.
Aquecer o azeite numa panela pequena e adicionar a cebola picada e as folhas de louro. Refogar até dourar.
Juntar o alho picado e o tomate em cubos, misturar bem e deixar cozinhar até o tomate começar a desfazer-se.
Adicionar o feijão preto com um pouco do caldo (mas não muito). O objetivo é que o feijão fique com um molho ligeiramente espesso, sem excesso de líquido. Se houver demasiado caldo no final, descartar o excesso.
Temperar com sal, pimenta preta, paprika e sriracha. Mexer bem e deixar cozinhar até apurar, sem ultrapassar o ponto desejado para o feijão.
Aquecer o azeite numa frigideira grande e refogar a cebola picada até dourar.
Adicionar o alho picado, os cogumelos pleurotus em tiras e os cogumelos marron fatiados. Misturar bem e deixar cozinhar até perderem parte da água e reduzirem de tamanho.
Acrescentar a levedura nutricional, a mostarda Dijon, o sal, a paprika e a pimenta preta. Envolver bem e mexer para não colar.
Adicionar o creme de soja e misturar novamente. Cozinhar até obter a consistência desejada.
Provar e ajustar os temperos, se necessário. Se o molho estiver muito espesso, adicionar um pouco de água até atingir a textura ideal.
Servir as batatas crocantes acompanhadas do feijão preto e do molho cremoso de cogumelos.