Colocar as lentilhas num recipiente, cobrir com água e adicionar o vinagre ou sumo de limão. Deixar demolhar por pelo menos 4 horas (idealmente durante a noite). No final, escorrer e reservar.
Descascar e cortar as batatas em cubos e distribuir num tabuleiro forrado com papel vegetal. Regar com azeite, temperar com sal e alecrim. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC e assar por aproximadamente 35-40 minutos, mexendo ocasionalmente, até ficarem douradas e crocantes.
Enquanto isso, picar a cebola e os dentes de alho. Levar uma panela ao lume médio com um fio de azeite e refogar a cebola até ficar macia. Adicionar o alho picado e refogar por mais 1-2 minutos.
Juntar os tomates maduros picados, temperar com sal, pimenta preta e orégãos. Reduzir o lume para baixo e deixar cozinhar lentamente por 1 hora, mexendo ocasionalmente.
No final da cozedura, adicionar as folhas de manjericão e triturar o molho com a varinha mágica até obter uma consistência homogénea.
Na mesma panela, adicionar os cogumelos fatiados e cozinhar até reduzirem e soltarem os seus sucos.
Juntar o molho de tomate triturado e as lentilhas demolhadas. Cozinhar em lume médio por 10-15 minutos, ou até as lentilhas estarem macias e absorverem os sabores. Ajustar os temperos se necessário.
Distribuir as batatas assadas nos pratos e cobrir com a bolonhesa de lentilhas.