Num tacho, colocar um fio de azeite e deixar aquecer. Juntar a cebola picada e as folhas de louro. Deixar reforgar e adicionar o alho picado.
De seguida, juntar o tomate cortado aos cubos juntamente com os oregãos, o mangericão, o sal e a pimenta-preta e deixa-se reduzir um pouco. Baixar o lume, fechar a panela e deixar apurar bem durante 15min (quanto mais tempo melhor). Após esse tempo, retirar as folhas de louro e triturar tudo com uma varinha mágica.
Juntar o arroz e a água e deixar cozinhar até que o arroz fique no pontode cozedura que mais gostar.
Adicionar o grão-de-bico e a água a um processador de alimentos e triturar até que fique homogéneo.
Adicionar os restantes ingredientes (exceto o caldo de legumes) e misturar bem.
Retirar a massa para uma bancada e amassá-la ligeiramente. Fazer uma bola grande com a massa.
Num tacho, colocar o seitan e colocar o caldo de legumes até que fique metade coberto. Assim que começar a ferver, baixar o lume para cozinhar em lume brando e fechar com uma tampa durante 40 minutos.
Retirar o seitan do caldo e deixar arrefecer. Depois de frio, cortar o seitan em fatias e reservar.
Num prato fundo, fazer a polme - misturar a polpa de tomate, a cerveja, a cebola desidratada, o alho em pó, o sal, a água, a farinha e sumo de limão. Se necessário retificar as quantidades com farinha ou água para obtermos um líquido consistente.
Noutro prato, colocar o pão ralado.
Passamos cada fatia de seitan na polme e, depois, no pão ralado. Se acharmos necessário, repetir estes dois passos para crocância extra.
Fritar em óleo/azeite de acordo com a preferência.
Servir o arroz de tomate com os panados e salada, de acordo com preferência.